It- Sunglasses

Será que vocês repararam o quanto os óculos – escuros em quase totalidade – fazem parte definitiva dos looks de hoje? Eles arrematam, sofisticam, dão uma disfarçada em eventuais olheiras ou makes desfeitos, fazem mudar de estilo sem nem precisar trocar de roupas, conferem um sutil clima “I want to be alone“, além de, vá lá, proteger da luz excessiva!
Reparei, mês passado, em New York, que minhas tão queridas lojas de departamentos têm aumentado exponencialmente os espaços onde vendem óculos. E notem: quase não existe mais nenhum anúncio em revista que a modelo não esteja, além da roupa, exibindo um par de óculos. É sim, minha amiga: os óculos são a nova bolsa!


Como vocês podem imaginar, as marcas de luxo mundiais estão desenhando estratégias cada vez mais hábeis para atrair a atenção do público para seus novos produtos, que apesar de terem preços bastante acessíveis se comparados aos outros itens do guarda-roupa, não podem perder a aura de exclusividade e glamour!


Assim, não pude deixar de admirar mais uma vez a Prada, que anunciou o lançamento de um concurso literário, criado para descobrir e valorizar novos talentos, com o tema: “Óculos como metáfora”. O texto deve ter de 4 a 8 mil caracteres e será julgado por Giangiacomo Feltrinelli, herdeiro da mega Editora Feltrinelli. Os premiados receberão a quantia de cinco mil libras esterlinas (o equivalente a, aproximadamente, sete mil e seiscentos dólares). Os textos serão publicados nas plataformas virtuais da Prada, assim como versões impressas serão distribuídas em todas as lojas Prada “worldwide”. Os concorrentes podem escrever em sua própria língua e o estilo é livre.
A Prada, que já tem notável compromisso com as artes – lançou em 2002 a Fondazione Prada que conta com uma das mais prestigiosas coleções mundiais -, faz assim a sua primeira incursão no mundo da escrita criativa. As grifes de luxo têm flertado há algum tempo com as artes visuais e a música – vide a enorme quantidade (e uma certa banalização) de exposições em museus, presença em eventos como Art Basel, Frieze London e NY etc., além de concertos – pop ou não – patrocinados por grandes conglomerados -, mas a Prada é a primeira grife a apoiar a escrita criativa. Uma jogada original e bastante impressionante, que já tem conquistado muito espaço na imprensa mais seletiva. Bingo!

O mais importante nesta coluna que temos toda segunda, quarta e sexta n]ao é se inspirar em looks e makes de famosas, mas sim juntas descobrirmos o que combina com o quê, qual o seu biotipo e definir um estilo.
pois como dizia Coco Chanel, nada mais sofisticado do que o simples.